domingo, 21 de outubro de 2012

Dança de Salão - acessível a todos

     A dança remonta os primórdios do ser humano, fazendo parte da história do movimento, da cultura e da comunicação humana. A dança não é um objeto material e estável, mas um elemento vivo que sofre influência do universo a sua volta, por isso, representa a natureza do homem e da sua cultura.
     Dançar desperta emoções positivas, prazer e socialização. São esses fatores que motivam o indivíduo a dançar e os mantém empenhados na atividade. Além dos aspectos sociais, a dança de salão é uma preciosa arma no combate à vida sedentária, pois além de ter características de esforço físico, traz satisfação por ser uma atividade conjunta ao embalo da música. É lúdica e acessível a todos, já que as únicas exigências fundamentais e indispensáveis são a música, espaço e um parceiro (RIED, 2004).
     Nos dias atuais, a mídia e os meios de comunicação se encarregaram de disseminar a dança de salão e lançá-la como prática da moda. Apesar da dança ser o resultado de anos de evolução e constantes readaptações às necessidades típicas de cada sociedade, hoje caracterizada como sendo uma atividade física amplamente difundida e impulsionada por interesse competitivo, lazer e/ou saúde (RIED, 2004).
    A dança de salão é composta por diferentes ritmos e cada um deles tem sua forma de se dançar. A criação e adaptação dos diversos ritmos surgiram da divulgação da dança de salão nas diferentes culturas e classes sociais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário