quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dança de Salão no Brasil - De Lá Pra Cá (04/12/2011)

Dança de Salão no Brasil - De Lá Pra Cá (04/12/2011)

Chama-se dança de salão todo tipo de dança praticado por casais em festas ou reuniões sociais, tanto em palácios, quanto em festas populares. Ela também é chamada de dança social porque pode ser praticada por qualquer um.

A dança social ou de salão, começou na Europa, durante a idade média e foi aperfeiçoada na renascença. Ao longo do tempo, desenvolveu vários estilos: minueto, fandango, quadrilha, valsa, polca, mazurka... No Brasil, ela chegou junto com os colonos portugueses e por causa das muitas influências étnicas, culturais e regionais tomou várias formas: maxixe, xote, lambada, samba de gafieira... Mas foi com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, no começo do século XIX, que surgiram as primeiras aulas de dança no Rio de Janeiro, com muitos professores, entre eles Luiz Lacombe, vindos da Europa para animar a vida dos fidalgos desterrados. Neste de lá para cá, a academia da família Lacombe e a história da dança de salão no Brasil.

Participam do programa: o coreógrafo e professor Jaime Aroxa, a historiadora Mary Del Priore, o pesquisador e escritor Marco Antonio Perna e Dalal Achcar - coreógrafa e professora.

O programa, apresentado por Ancelmo Gois e Vera Barroso, vai ao ar, todo domingo às 18h, na TV BRASIL. Reprises nas sextas-feiras, às 20h30.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário